CONCEITOS
“Princípio da população” Malthusiano – Malthus lança um livro onde declarava que o crescimento populacional sempre superaria o da produção de alimentos, e se a fecundidade humana não fosse limitada não haveria comida para todos.
Espírito Moderno - Embate ao “princípio da população” Malthusiano. Ele possuía a certeza de que toda a miséria humana tem cura; de que no curso do tempo, as soluções serão aplicadas, e todas as necessidades humanas até agora não satisfeitas serão saciadas, e que a resposta ainda que paradoxal era que, a terapia para o exército de população era mais população.
Grandes populações significavam grande poder.
Grande poder significava grandes aquisições de terras.
Grandes aquisições de terras significavam grande riqueza.
Grandes extensões de terra e grande riqueza significavam espaço para um número maior de pessoas.
Progresso Econômico – Meio de organização e desorganização sócio, político e econômico, onde as formas de “ganhar a vida” são sucessivamente desmanteladas e partidas em componentes destinados a serem remontados (reciclados) em novas formas. Onde a formação dos latifúndios estavam arrasando as pequenas granjas e levando os homens da terra para as minas e para as fábricas competindo com os artesãos no mercado de trabalho.
Autocombustão – Acumulação de redundantes (trabalhadores extranumerários). A deportação foi vista como uma solução para os “problemas sociais”, já que não havia carência de lugares onde o excedente pudesse ser descarregado de pronto.
“Civilizar os selvagens” – Conforme Charles Darwin o processo de civilizar os selvagens ocorria por meio do extermínio dos nativos (aborígenes), em territórios ainda intocados, com a finalidade de abrir novos espaços para servir como depósito do refugo humano produzido pelo progresso econômico.
“Migrantes Econômicos” – Massas populacionais que se moveram pelo planeta, deixando seus países nativos, que não ofereciam condições de sobrevivência, por terras estrangeiras que lhes prometiam melhor sorte.
Faxina Étnica – Episódio ocorrido na história de alguns países como Argentina e Estados Unidos que consistiu na varredura dos nativos existentes nas terras pouco exploradas que os impediam de explorar suas riquezas em nome da lei e do progresso.
Superpopulação – Um apontamento que designa número de pessoas que eleva as despesas e não colabora com os ganhos. É uma forma de obtenção de índices populacionais que irá medir e avaliar o adequado funcionamento. Uma forma de desequilíbrio dos índices populacionais.
Consumidores falhos – Parte da população que não gera mercado consumidor.
População Excedente - Resultados negativos não intencionais e não planejados, devido ao fato de alguns sujeitos não conseguirem avançar no desenvolvimento do progresso econômico, forma-se um refugo humano.
Indivíduos “déclassés” – Termo utilizado pelo polonês Stefan Czarnowski. Indivíduos de condição social indefinida, considerados redundantes do ponto de vista da produção material e intelectual, e encarando a si mesmos desse modo.
“Eles” e “Nós” - “Eles” : o refugo humano emigrado para os países subdesenvolvidos, o “nós”: Os ricos(países desenvolvidos).
Medo Cósmico – A emoção humana gerada pela grandiosidade do universo.
Medo Oficial – Medo Oficial é o medo do poder humano, do poder criado e manipulado pelo homem. O homem tem o poder da criação e posteriormente se submete a ela.
"Migrantes econômicos" X "pessoas em busca de asilo" - embora o sinal de chamada tenha mudado, os sentimentos e atitudes que os termos desencadeiam continuam os mesmos.
"Migrantes econômicos" X "pessoas em busca de asilo" - embora o sinal de chamada tenha mudado, os sentimentos e atitudes que os termos desencadeiam continuam os mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário